1. Não falar na primeira pessoa.
2. Não adjetivar elementos e atores
3. Evitar falar daquilo que não se sabe. Melhor não tocar no assunto do que tentar achar um significado que talvez não exista.
4. Dar ênfase aquilo que mais provocou interesse.
5. Procurar um distanciamento do tema, evitando considerações pessoais.
6. Evitar apenas descrever o espetáculo.
Bem, por enquanto, acho que é isso. Li meu texto sobre o espetáculo Determinadas Pessoas hoje na aula de crítica. De certa forma, pequei em todos os itens acima, mas, foi bacana ver o Kil dizendo que o texto era bom e que não era, realmente, fácil acertar o tom do que deve se escrever nestes casos.
Buscando auxílio de meus colegas universitários, pedi que me mandassem definições sobre o trabalho dos atores. Confesso que eu não sei como falar disso sem adjetivar. Espero receber ajuda. Não somente deles, mas, de qualquer pessoa que tenha pensado a respeito.
Sugestões do Kil para espetáculos que estão em cena:
- Por Elise
- Amores Surdos
Detesto regrinhas.
ReplyDeleteTeu blog é de crítica sim.
Continua mandando bala.
A Megera, quando eu vi, era ruim. Mas trocou a atriz, eles fizeram mais apresentações... quem sabe?
oi helena!!
ReplyDeleteadorei o registro... e lembrei das aulas e talz.
bueno, fiz um blog também com o meu texto da comédia dos erros.
teatropoa.blogspot.com
bjusss
Oi, Helena! Venha sim assitir o Balcão!!! Eu gostaria muito de ter sua presença na platéia. Beijos, Ridete
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