Wednesday, November 09, 2011

ENCONTRO QUESTÃO DE CRÍTICA

O Encontro Questão de Crítica, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, é um desdobramento das atividades da Revista Questão de Crítica, que publica críticas de peças, estudos sobre teatro e crítica, traduções de textos teóricos, conversas com artistas e textos sobre espetáculos em processo de criação.

O evento reunirá profissionais e estudantes de teatro para discutir a crítica teatral, em debates com artistas, críticos, jornalistas e pesquisadores, que são convidados a colocar suas experiências e expectativas sobre a atividade da crítica. Além dos debates que compõem a programação, o Encontro Questão de Crítica vai oferecer uma oficina para estudantes de teatro que estejam interessados em experimentar a escrita de crítica.

Consideramos essa uma ação importante para estimular o desenvolvimento da atividade teatral na cidade, uma vez que a crítica, além de ser parte importante do processo de legitimação e divulgação do teatro perante a sociedade, pode proporcionar espaços de interação e diálogo entre artistas e espectadores. Com a realização do Encontro Questão de Crítica, nos propomos a conquistar espaços novos e dinâmicos para o exercício da crítica e estimular a formação de novos profissionais.

Curadoria de Daniele Avila, Dinah Cesare e Humberto Giancristofaro
Blog do evento: http://www.questaodecritica.com.br/encontro/

PROGRAMAÇÃO
Transmissão ao vivo pela internet – http://justin.tv/encontro_qdc

12 de novembro
14h: Palestra de abertura – Homenagem a Yan Michalski com Fátima Saadi

16h: Debate: Crítica e curadoria. Com Sidnei Cruz, Micheline Torres e curadores convidados da Plataforma Rio
Mediação: Christianne Jatahy

14 de novembro
19h: Debate: Crítica jornalística - história e atualidade. Com Ana Bernstein, Christine Junqueira e Daniel Schenker. Mediação: Marina Vianna

15 de novembro
19h: Debate: O papel da Universidade no pensamento crítico. Com Alessandra Vanucci, Vitor Lemos e Antonio Guedes. Mediação: Moacir Chaves

16 de novembro
19h: Debate: A relação da crítica com a interdisciplinaridade nas artes cênicas.
Com Tania Alice, José Luiz Rinaldi e Felipe Ribeiro. Mediação: Joelson Gusson

17 de novembro
19h: Debate: Reflexão e produção de conteúdo sobre a arte na Internet. Com Luciana Romagnolli, Cezar Migliorin e Adiana Schneider. Mediação: Michelle Nicié


OFICINA DE CRÍTICA DE TEATRO
Informações sobre horários e procedimentos de inscrição pelo e-mail contato@questaodecritica.com.br. Os interessados devem enviar breve currículo para seleção.

1º Módulo
De 14 a 17 de novembro das 15h às 18h
Ministrado por Luciana Romagnolli

Nesse primeiro módulo, propõe-se a reflexão e o debate sobre a crítica teatral contemporânea como base para o exercício prático da produção crítica textual. Tópicos abordados: O que é crítica? A função da crítica. A crítica no contexto da indústria cultural. Diálogos com a obra, diálogos com o espectador. Breve história da crítica teatral no Brasil. Modelos de análise de espetáculo. A crítica da crítica: análise comparada da produção brasileira atual. Prática de produção de textos críticos.

2º Módulo
Datas e horários a confirmar
Ministrado por Valmir Santos

Propomos investigar uma anatomia do crítico: o sentido do seu trabalho, a vinculação com o objeto de estudo, em que medida colocar-se no lugar do outro. As demandas éticas e ideológicas do ofício desde os primeiros passos da formação e profissionalização da categoria artística, nos anos 1940, até os dias que correm. O pendor ao monologismo. A “máscara” jornalística. O imperativo da centimetragem e o produto espetáculo. A desimportância da reflexão nos meios de comunicação. O maniqueísmo do “curti” ou “não curti”. A resistência do pensamento criativo no campo da recepção que, como a Arte, pressupõe elaboração, interpretação e transgressão orgânica do estabelecido.

No comments:

Post a Comment