Sunday, May 09, 2010

AVARENTO TAMBÉM TEM MÃE


Se gosto de um filme sou capaz de vê-lo muitas vezes. Já ao teatro, posso contar nos dedos espetáculos que assisti mais de uma vez. O que a princípio não deixa de ser uma incoerência. Afinal, o filme não vai mudar e um espetáculo nunca é o mesmo. Entretanto, tinha ido ver logo perto da estréia, ainda com Zé Mário no elenco. Gostado muito. Publicado meu comentário por aqui. Não tinha idéia de voltar, mas fui convidada pelos meus colegas de mestrado Gilberto Fonseca, o diretor e pelos atores Marcos Chaves e Ariane Guerra para ir ver O Avarento neste dia das mães. De novo.
Falei sobre a programação a minha mãe que, em poucas conversas com o Gilberto já virou fã. Sugeri levarmos as tias. Elas toparam. Só quem conhece as Barcellos de Mello sabem que não é uma platéia fácil. Embora minha mãe tenha lido muito sobre teatro durante sua formação enquanto professora de francês, várias obras no original e venha acompanhando por tabela meu interesse há mais de uma década, ela não tem o hábito de ir ao teatro. Sua irmã já é mais interessada. Mãe da Angela Spiazzi do grupo Terpsi sempre que pode ou é convidada vai assistir aos espetáculos que se apresentam na cidade. Muitas vezes, me acompanha. A terceira, já foi ver algumas coisas até comigo no palco, outras para as quais convidei e seguido vai assistir a neta Fernanda cantando. É a mais exigente e mais crítica.
Explicado isso, quero dizer que me diverti assistindo novamente o espetáculo, me admirei de novo com a qualidade do figurino, dos deslocamentos no palco, da atuação do elenco. Só reforçou minha primeira impressão: é um ótimo espetáculo, feito com toda dedicação e muito bem dirigido. Acho que não tinha falado sobre a direção antes. Talvez, por não me considerar capaz de avaliar este quesito. Mas, as vésperas de defender meu título de mestre, vou fazer esta ousadia.
Quanto a minha mãe e as tias, adoraram, se divertiram, elogiaram todos. Fizeram questão de me agradecer por tê-las convidado. Consegui fazer três mães felizes em pleno dia das mães levando ao teatro e isso, é claro, me faz feliz. Ainda mais por ser um espetáculo feito pelos meus amigos.

PS: Alguns do elenco não conheço muito, mas desejo que se tornem meus amigos, pois nunca escondi que gosto de estar perto de gente talentosa.

3 comments:

  1. Helena, que alegria ler teu post! Fostes de novo, que bom! Eu, sem óculos, não te enxerguei na platéia, a louca... hehehe... Mas que bom este retorno, e saber que és prima da Ângela, uma pessoa maravilhosa e amiga que amo tanto! Beijos, e volte quando quiser, és nossa convidada sempre!

    ReplyDelete
  2. Que bom querida que fostes outra vez, e que a impressão do espetáculo para ti mantém em bom nível! A manutenção de uma montagem teatral é algo que sempre devemos lutar, e mais: evoluindo! Thanks. Ah, pequena correção no texto: é Ariane Guerra, e não Mendes. ;)
    BJOS!!!

    ReplyDelete
  3. Vou corrigir imediatamente. Depois que escrevi fiquei pensando que não era. Acho que confundi com outra colega chamada Ariane. Pequeno erro nada. A Ariane deve ter ficado muito indignada. Eu não gosto nem que escrevam o meu nome só com um "l".

    ReplyDelete