Wednesday, February 18, 2009

Crítica teatral é tema de escola de samba

Não. Não vou passar o carnaval de 2009 no Rio de Janeiro desfilando na Sapucaí, embora já tenha feito isso no século passado, nos anos 90, e recomende. Nem na Bahia, atrás do carro da Ivete Sangalo, cantando: “como se fosse flor você me cheiraaaa”. Aliás, também não vou estar nas ruas de Porto Seguro, sentindo o suor da multidão que dança até com timbre de celular. Vou estar em Porto Alegre. Afinal, o dinheiro para a folia foi gasto na Praia do Rosa em dias de meditação antes do encontro com meu orientador que mora em Florianópolis. Mas, estou preparada.

Há um ano venho ensaiando para botar meu bloco na rua. O desfile vai começar com a ala da Grécia Antiga com destaque para Aristóteles e sua poética em carro alegórico cercado de lindas mulheres cobertas apenas por cachos de uvas como no espetáculo de Zé Celso, Os Bandidos. Afinal, não podemos esquecer que foi lá que tudo começou: nas festas para Dionísio, o Deus do vinho. Depois, entrarão na passarela Foucault e Sartre, cuidando para não misturar as alas dos Estruturalistas com os Existencialistas e nem atrasar no recuo da bateria porque se é para discutir “gosto” o barulho é grande. Vão ter mais alguns carros alegóricos com membros da Escola de Frankfurt. Alemães famosos, mas, sem samba no pé, não vão medir esforços para fazer o público cantar o samba enredo, inspirado em Guimarães Rosa: “Pão ou pães é questão de opiniães”. Tomara que esta liberdade gramatical não tire pontos da escola, ainda mais em ano de reforma ortográfica. De qualquer jeito, não tem como não dar nervoso só de imaginar as notas de Décio de Almeida Prado, Sábato Magaldi, Bárbara Heliodora. Mas, espero que o gaúcho Cláudio Heemann levante o resultado final e, por falar nisso, como perdi minha máquina digital na viagem para a reunião de orientação de mestrado em artes cênicas cuja pesquisa é a Crítica Teatral na era digital, espero que minha história não seja apenas bonitinha nem ordinária e que eu mereça o prêmio máximo. A nota? É 10!

PS: Escrevi este texto para participar do concurso do site Diálogos Universitários com a intenção de ganhar a câmera digital que perdi nos últimos dias. Não venci, mas resolvi publicá-lo. O texto do vencedor vocês podem conferir aqui: 

www.dialogosuniversitarios.com.br/pagina.php?id=2584

 

 

1 comment:

  1. acho que foi o texto teu que eu mais gostei de ler, de todos ever

    ReplyDelete