Wednesday, August 29, 2012

Um espetáculo para iluminar a alma



Quando eu ainda estava no Departamento de Artes Dramáticas, fui duramente criticada pelos colegas nas redes sociais por dizer que eles eram pretensiosos por quererem, já de início, fazer espetáculos a partir de textos de dramaturgos famosos, clássicos como Romeu e Julieta, as Gaivotas, etc. Ainda penso que certas obras exigem maturidade do ator e não estou falando aqui de idade, mas de experiência, de ensaios, de preparação. Então, foi com surpresa que recebi o trabalho do diretor Igor Ramos em O mágico de Oz, apresentado pelos alunos da Escola Cecília Meireles, no Festival de Teatro Estudantil.
Como diz no programa, livremente adaptado da obra de L. Frank Baum e que já foi montada muitas vezes por grandes companhias internacionais, transformada em filme... Assim, parecia um desafio enorme para estudantes. Não pela capacidade dos professores, mas pelas circunstâncias, horário das aulas, espaços, etc.
Sem cenário, o espetáculo se baseia nos atores que, na mão de uma direção precisa, com as cenas bem definidas e mantendo o essencial da história, deixa tempo para observar o trabalho corporal intenso e, ao mesmo tempo, delicado do espantalho. Algo realmente difícil de fazer e que exige muito da atriz. Também vemos a flexibilidade do “cão” de Dorothy, a menina protagonista que conduz as cenas com segurança e mantém o equilíbrio de todos os demais.
O figurino deixa claro quem eles são e ganha toques especiais na bruxa e no homem lata, ambos divertidos e, enquanto o texto aparece reduzido, cresce a força da cena e os poucos elementos como os sapatos de Dorothy, a corda e o caldeirão da bruxa, a latinha de óleo do homem de lata vão destacando os cuidados desse trabalho.
A plateia, adultos e crianças, entram nesse universo de fantasia em que a luz tem também um papel importante e, quando estamos todos envolvidos, é justamente essa que falta no teatro e deixa todos nós no escuro para frustração, tanto do público, como dos atores. Ninguém quer ir embora. Ninguém quer o cancelamento. Sugiro aplaudir os atores, mas nem isso acontece, pois representaria de fato o fim da expectativa. Subo no palco e cumprimento os atores pelo trabalho. As lágrimas escorrem nos rostos de alguns e molham a maquiagem.  Não tenho dúvidas de que é essa paixão, essa vontade que chegava até nós. A luz volta. Eles também. Resgatam a mesma força cênica de antes e vão até o final. Saímos com um sentimento de conquista, de vitória contra uma adversidade que revela tão “claramente” uma das características mais importantes do teatro: a imprevisibilidade.
Sentada do lado de fora, uma menina vem em minha direção e só a identifico pelo comentário que ela faz. Era o “cão” agora sem maquiagem e sem lágrimas. Creio que ela ainda nem sabe que ser ator é isso, fazer o personagem ocupar nossas vidas e nos transformar por fora, mas, principalmente, por dentro. Logo depois, vem o diretor que fala da sua satisfação em ter visto seu mestre na plateia. Sem dúvidas, o que Igor Ramos apresentou no teatro Renascença comprova que Luis Paulo Vasconcellos conseguiu mesmo repassar seus ensinamentos no curso de direção. Por tudo isso, me vejo pensando que Shakespeare, assim como todos os grandes mestres de teatro foram estudantes um dia e, assim como Dorothy, volto para minha casa me sentindo mais inteligente, como o espantalho, com coragem para continuar buscando um caminho, como o leão, e com ótimos sentimentos, como o homem de lata. Tudo isso provocado pela arte que nos tira da escuridão. 

7 comments:

  1. Chorei lendo o que escreveste.
    Obrigada, Helena, por me emocionar.
    É o amor pela arte que nos move. E que ótimo que ela nos move tanto e nos emociona! Parabéns ao grupo, ao meu amigo Igor Ramos e a nós todos por termos a sensibilidade de sermos artistas!

    ReplyDelete
  2. Coisa boa saber que essa galerinha tá cada vez mais envolvida com esse espaço mágico que é o teatro!

    ReplyDelete
  3. Não assisti ainda a peça, mas conheço um dos integrantes e tenho percebido o grande desenvolvimento artístico dele. Palavras como as suas, os incentivando a crescerem e expandirem seus horizontes através das artes, é um grande marco nesse ínicio de carreira.
    abs

    ReplyDelete
  4. Como amiga de alguns integrantes da peça e como professora da escola do "Homem de Lata", quero deixar registrado o quanto estou feliz e orgulhosa em saber de todo sucesso da peça teatral "Mágico de Oz" e fico na expectativa de assistir o espetáculo, pois só escuto comentários positivos e principalmente o grande talento notório do nosso querido "Homem de Lata"!
    Denise Ferreira - Pedagógico da E.E.Açorianos

    ReplyDelete
  5. Parabéns pelo blog e pelo belo artigo! abração, Grazi

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grazi Schaefer, ex colega de tepa e dad, hehehehe...

      Delete