Saturday, June 06, 2009

Um silêncio que diz muito


Ontem à noite fui assistir a pré-estréia de Retratos do Silêncio, um espetáculo com a Direção do meu amigo Nilton Filho. Mas, não pensem que é por causa desta relação, da qual tanto me orgulho, que vou falar bem. Acontece que toda vez que vou assistir a algum trabalho feito por ele fico impressionada com a qualidade, o apuro, o capricho. Depois de muito estudar teatro, de tomar contato com propostas audaciosas como as de Zé Celso Martinez Correa (isso para citar apenas um brasileiro), entre tantas outras provocações do teatro contemporâneo, Nilton aposta no teatro bem feito com aquilo que é mais básico: um texto e o trabalho dos atores. Isso não quer dizer, porém, que ele não dê a mais absoluta atenção ao figurino e ao cenário. Coisas que, cá para nós, ajudam sim, a compor um personagem. Vemos isso neste espetáculo com muita clareza. Perucas, brincos, cintos, laços de fita e tantas outras coisas que nos convencem de que aquelas pessoas estão ali, quase reais. Há ainda a música ao vivo, o que torna uma noite fria de inverno em um ambiente aconchegante, mesmo que em alguns momentos tenha encoberto um pouco a fala de alguns dos atores. O cenário também é algo que compõe a cena. Aquele pequeno palco do confortável teatro Nilton Filho é transformado diante de nossos olhos em uma gigantesca sala de uma mansão. É a poltrona no meio do espaço, a estátua, os espelhos...Tudo isso mais a atuação firme e autêntica dos principais personagens, incluindo as duas crianças no palco e somos levados para dentro de uma história de relações humanas, de vínculos entre aqueles que se amam nesta e na outra vida. É...estamos falando de vida além da morte. É disso que o espetáculo trata, mas, não pense que vai tentar catequizar você. De forma alguma. Vai levá-lo para dentro de uma história que revela as possibilidades da existência. Pelo menos, fez isso comigo. Ao ponto de quando disseram o sobrenome da personagem eu me surpreendesse pensando: mas, é o meu sobrenome! Para só depois pensar que deve ter sido até uma homenagem do meu amigo diretor e do responsável pelo texto, Hyro Mattos, a nossa família. Afinal, neste tempo em que nos conhecemos, eles estiveram presentes em dois momentos de partida de duas pessoas muito importantes para nós: meu pai e meu irmão. Ou seja, não há porque esconder, o teatro de Nilton Filho é especial para mim, mas, quem for ver descobrirá que é especial para qualquer um.

PS: Hyro Mattos já está em cena quando o público começa a entrar. Inicialmente, eu não reconheci. Esta é a magia do teatro. Ontem, até mesmo para mim, ele era Vitor, o dono da propriedade.


Ficha Técnica:
Texto: Hyro Mattos
Direção: Nilton Filho
Assistente de Direção: Hyro Mattos
Elenco: Hyro Mattos - Eduarda Meneghetti - Gisele Faerman - Jacqueline Severo - Júlia Pilotti - Júlio Morales - Lee Costa - Mariana Azevedo
Participação Especial: Antônio Carlos Castilhos
Trilha sonora: Rafael Ruschel Greco e Karine Isquierdo
Cenografia e Iluminação: Nilton Filho e Hyro Mattos
Cenotécnico: Hyro Mattos
Figurinos e Cabelos: Nilton Filho
Operação de luz: Kaká Medina
Operador de Retroprojetor: Rebecca Pegado
Fotos: Nilton Filho
Bilheteria: Sueli Ribeiro
Divulgação e Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu
Produção: Teatro Nilton Filho
Realização: Cia. de Teatro Construção

Serviço:
O Quê: “Retratos do Silêncio”, de Hyro Mattos. Espetáculo teatral com a Cia. de Teatro Construção. Direção de Nilton Filho
Quando: De 13 de junho a 02 de agosto, sábados e domingos, 20h
Onde: Teatro Nilton Filho (Rua Grão Pará, 179, bairro Menino Deus), Porto Alegre
Quanto: R$ 30,00. Desconto de 30% para sócios do Clube do Assinante ZH (+ 1 acompanhante), 50% idosos, estudantes e classe artística.
Duração: 1h10min
Censura: 12 anos
Observação: ambiente climatizado, 70 lugares (numerados)
Reservas e informações: (51) Fone: (51) 3233.0449 / (51) 3028.3663

1 comment:

  1. Realmente,a peça é ótima,maravilhosa,tudo dw bom :D o espetáculo é impressionante. Não há oque perder,não sei se lembra,mas,eu sou a Lourdes/Julia Pilotti,e sim,faço a peça! gostaria que todos viessem assistir,obrigada por esse texto querida !

    ReplyDelete